Lourinhã
«Festival da Abóbora» dias 27, 28 e 29 de outubro

A abóbora, um dos principais produtos agrícolas produzidos no concelho da Lourinhã, será homenageada de 27 a 29 de outubro no «Festival da Abóbora». O evento irá decorrer no Pavilhão Multiusos da Atalaia.

Texto: Redação Human

 

Mais de oito toneladas de abóboras de vários géneros estarão em exposição durante os três dias do «Festival da Abóbora». Os visitantes poderão assistir a mostras gastronómicas e workshops e provar algumas das iguarias cujo ingrediente principal é a abóbora.

Pedro Margarido, presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, destacou: «Este ano realizaremos a quarta edição de uma iniciativa que tem sido um sucesso e que tem atraído visitantes de vários pontos do país. Esperamos receber cerca de nove mil visitantes, número idêntico ao ano anterior. Este ano, queremos consolidar o evento como um dos principais do concelho e contribuir para a promoção da economia local. Vamos contar com vários produtores de abóbora e expositores de doçaria, e teremos também um espaço dedicado aos artesãos locais. Serão lançados alguns desafios como o ‘Concurso Nacional de Abóboras’ e o ‘Concurso Nacional de Doce de Abóbora’, bem como a já tradicional torta de abóbora gigante, cujas vendas irão reverter para uma associação do concelho.»

O «Festival da Abóbora» irá também incluir a «Rota Atlântica da Abóbora», que desafia os visitantes a descobrirem alguns locais turísticos do concelho como o Museu da Lourinhã e os Moinhos de Vento, bem como a «Semana Gastronómica da Abóbora» nos vários restaurantes locais.

O evento começará no dia 27 de outubro, sexta-feira, pelas 10 horas, com as exposições para os alunos das escolas da freguesia, abrindo ao público às 18. No sábado terá início às 11 horas, encerrando às 23. No domingo, dia 29, abrirá portas às 11 para encerrar às 19.