Opel Zafira
Maior ligação digital com o exterior

Com o novo sistema IntelliLink 4.0, o Opel Zafira surge com navegação integrada, com indicações de elevada precisão. Compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto e plena funcionalidade com Opel OnStar, incluindo descarregamento de itinerários, são outras novidades.

Por Mário Andrade

 

Reconhecido como o modelo ideal para famílias modernas, graças ao versátil sistema de bancos Flex7, que oferece múltiplas configurações até sete lugares, o Opel Zafira está prestes a receber um novo sistema de informação e entretenimento NAVI 4.0 IntelliLink capaz de maximizar a ligação digital com o exterior. Os ocupantes passam a usufruir de um aparelho de última geração, com navegação integrada e plena funcionalidade com o Opel OnStar, nomeadamente a possibilidade de receber itinerários diretamente no IntelliLink, por via telemática. De assinalar que a Opel não é a entidade responsável pelo fornecimento dos serviços OnStar e Wi-Fi. Os serviços OnStar requerem ativação e uma conta junto da OnStar Europe Ltd. (uma empresa GM). Os serviços de hotspot necessitam de conta junto do operador de telecomunicações associado. O OnStar e o Wi-Fi têm períodos de experimentação grátis limitados, após os quais ocorrem custos de assinatura.

O OnStar é um dos mais completos sistemas de apoio em viagem e em emergência, disponibilizando variados serviços, entre os quais a reserva de hotéis (através do booking.com, requer endereço de e-mail e cartão de crédito) e a localização de estacionamento (através do Parkopedia). Grande parte das funcionalidades assenta na comunicação de viva voz com um operador, o qual está em condições de prestar apoio a muitos níveis. Uma das mais apreciadas é o descarregamento de itinerários diretamente para a navegação do aparelho IntelliLink do automóvel, efetuado automaticamente pelo operador quando lhe é solicitada ajuda para encontrar um qualquer endereço, empresa, loja, restaurante ou atração turística.

Outro destaque do sistema Opel OnStar é o hotspot Wi-Fi 4G LTE, que garante ligação à Internet a todos os ocupantes. Prova da enorme versatilidade e complementaridade do sistema é o facto de ser possível enviar itinerários para a navegação do IntelliLink através da aplicação MyOpel, em alternativa à consulta ao operador.

Com ecrã tátil de sete polegadas e ligação Bluetooth, o NAVI 4.0 IntelliLink é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de navegação fornece indicações de grande precisão, em 2D ou 3D, com mapas de estradas e ruas de toda a Europa. Com elevados padrões de conectividade, o aparelho proporciona grande facilidade de utilização graças a menus legíveis, estruturados para serem muito intuitivos.

O Zafira torna-se assim num dos monovolumes compactos mais bem conectados do mercado. O novo sistema de informação e entretenimento NAVI 4.0 IntelliLink do Opel Zafira faz parte do equipamento de série das versões Innovation e OPC Line, sendo proposto como opção, por 500 euros, na versão Dynamic. O sistema OnStar é de série em todos os Zafira.

A gama do popular monovolume da Opel é formada por 13 versões distintas, extraídas de um leque de quatro motores à escolha (dois a gasolina e dois turbo-diesel) e três níveis de equipamento. Os preços das opções a gasolina iniciam-se em 27.630 euros, para o Opel Zafira 1.4 Turbo Dynamic, de 140 cavalos (cv), e 30.660 euros para o Opel Zafira 1.6 Turbo D Dynamic, de 134 cv, que é a primeira das propostas turbo-diesel.