Sérgio Pinto, da MobilityNow
«O mercado externo é a razão da nossa existência.»

Tecnológica apostada em desafiar o mercado com novas soluções de identificação de pessoas, a MobilityNow pretende ser vista como uma empresa que «procura a melhor solução para resolver problemas existentes», segundo Sérgio Pinto, o managing partner.

 

Por Mário Andrade

 

Como se posiciona a vossa empresa, sobretudo na área de recursos humanos?

Somos uma empresa tecnológica, que procura desafiar o mercado com soluções de identificação de pessoas que simplifiquem os processos atuais de gestão de identidade. Não procuramos impor a nossa tecnologia, mas gostamos de ser vistos como uma empresa que procura a melhor solução para resolver problemas existentes. Um exemplo é o trabalho que temos feito com a nossa solução para eventos de recrutamento, o «beamian», na sua versão «job & career fairs edition», que ao introduzir a identificação digital de participantes e empresas, em contexto de feiras de emprego, permitiu a substituição de currículos em papel por candidaturas digitais. Já neste segundo semestre, os recrutadores poderão, para além de recolher candidaturas, ver em tempo real os dados de cada candidato, tomar notas, estabelecer prioridades e, opcionalmente, integrar o sistema com o seu próprio ‘software’ de gestão de currículos.

O que destaca nas vossas soluções?

A MobilityNow é uma empresa especialista na identificação eletrónica de pessoas, máquinas e locais. Implementamos soluções tradicionais de identificação de pessoas, como é o caso da típica solução de controlo-de-acessos, de soluções de controlo de produtos em armazém, mas distinguimo-nos principalmente nas soluções que desenvolvemos end-to-end, como são os casos do «bulla | product id» (identificação e garantia de autenticidade para produtos de luxo) e do premiado «beamian | digital you» (solução para gestão e organização de eventos). Dentro destas soluções, a que tem recebido mais investimento e tem observado maior crescimento é, sem dúvida, o «beamian», pela sua grande aceitação no mercado. Não só em contexto de feiras de emprego, como mencionado anteriormente, mas também ao permitir às empresas a gestão diária dos seus eventos internos, das convenções e das conferências (que muitas vezes são organizados com grande esforço, por equipas internas), tudo de forma simples e integrada com os seus sistemas internos.

Estas soluções têm partido de necessidades que detetaram no mercado?

Claramente. Fazemos da escuta do mercado e do saber-ouvir a nossa forma de estar. Temos dedicado os primeiros anos de atividade a investigar e desenvolver soluções em contexto real de prestação de serviço. Isto significa que, dentro da nossa área de especialidade, partimos para desenvolvimento de soluções sempre com pelo menos um cliente em regime de parceria, o que nos tem permitido afinar e desenvolver os nossos serviços perante a observação direta de problemas reais.

Como olham para ligação entre pessoas e tecnologias nas empresas, sobretudo tendo em conta a vossa missão?

A nossa missão é facilitar a ligação entre o mundo digital e o mundo real. Atingimos a nossa missão quando implementamos soluções, como o «beamian», que simplificam, registam e despoletam interações entre pessoas e organizações, de forma quase invisível, mas eficaz. Acreditamos que se executarmos a nossa missão com sucesso estaremos a utilizar a tecnologia em favor das pessoas, facilitando processos de networking, permitindo a troca digital de informações e contactos, através da utilização inteligente da tecnologia mais adequada a cada envolvente.

Consideram o vosso mercado muito competitivo?

O nosso foco são os clientes. Queremos humildemente resolver problemas reais através da utilização de tecnologia da forma mais adequada quanto possível, e estamos disponíveis para encarar qualquer desafio da mesma forma que estamos disponíveis para desafiar qualquer cliente, sempre que acreditarmos que conseguimos acrescentar valor. É uma evidência que atuamos num mercado global onde milhares de empresas se posicionam para captar a atenção dos clientes, mas acreditamos claramente que possuímos a equipa e as soluções certas para fazer a diferença.

Como olham para mercado fora de Portugal?

O mercado externo é a razão da nossa existência.

 

 

»»» Sérgio Pinto é managing partner da MobilityNow, uma tecnológica fundada em 2012 sob desígnio de desenvolver soluções para o mundo móvel. Essas soluções devem ser capazes de ajudar pessoas e negócios a criar e gerir, com segurança, uma forte presença digital. Na empresa acredita-se que o mundo on-line foi feito para estar permanentemente ligado ao mundo off-line através de plataformas mobile, e defende-se a construção de um ecossistema onde pessoas, máquinas, locais e cidades estejam ligados e identificados de forma segura.