Boas performances dos fundos de pensões da SGF

A SGF – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões iniciou o segundo semestre de 2017, destacando as performances de alguns dos seus produtos, nomeadamente o «PPR SGF Garantido», com uma rendibilidade de 4,81%, e o «PPR Património Reforma Ações», com uma rendibilidade de 5,73%.

Este resultado, que conta ainda com um destaque para o fundo de pensões aberto «SGF Empresas Equilibrado», que atingiu uma rendibilidade de 3,07%, deve-se não só à recuperação global do mercado, mas também, e em grande medida, à reformulação da estratégia da empresa, anunciada no início do ano, com a nomeação de uma nova administração, que se propôs dinamizar a atividade da sociedade gestora em 2017.

Com uma metodologia de gestão prudente, a SGF passou a investir em fundos de investimento, deixando para trás a estratégia de exposição direta a ações e obrigações, sendo sempre respeitada a política de investimento e o perfil de risco de cada fundo. Esta estratégia resultou numa diminuição do risco associado a cada carteira e possibilitou a melhoria da performance dos fundos.

António Amaral, administrador da SGF, afirmou: «Com esta reestruturação da qual a mudança de assinatura também fez parte, estamos mais próximos dos particulares que pretendem encontrar uma solução para sua reforma, sem esquecer as empresas que desejam assumir um papel relevante em termos de responsabilidade social para com os seus trabalhadores. Oferecemos agora um conjunto de soluções de reforma, com total flexibilidade e solidez, adequadas às diferentes necessidades dos vários perfis de investidor.»

Com um núcleo acionista estável, do qual se destacam as participações do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários, do grupo segurador francês Groupama, do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil e, mais recentemente, da Golden Actives, a SGF apresentou ainda no primeiro semestre deste ano uma nova assinatura, «O Valor da Independência», de forma a refletir com clareza e transparência a sua missão.

Com este novo posicionamento, a sociedade gestora acredita que a independência é uma vantagem competitiva. António Amaral, referiu ainda: «É a razão pela qual mudámos a assinatura. Somos a maior sociedade gestora independente a nível nacional, já que todas as outras que são maiores do que nós em termos de ativos sob gestão estão associadas a grupos bancários, e a sua dimensão está relacionada com a gestão dos fundos de pensões dos próprios bancos.»

A crescente consciencialização dos portugueses para a necessidade de poupar para a reforma, bem como o destaque que as sociedades gestoras independentes ganharam neste mercado, dada a sua credibilidade e a ausência de conflitos de interesses, levou a nova administração da SGF a aproveitar esta oportunidade estratégica, que já está a dar os seus frutos e promete continuar num bom ritmo no futuro.

A SGF oferece uma gama de produtos (fundos de pensões e planos de poupança reforma) que se adequam a diferentes necessidades alinhadas com os diversos perfis dos clientes, procurando assegurar a proteção futura da sua qualidade de vida.

De assinalar que as rendibilidades referidas são a 12 meses à data de três de julho de 2017.

 

A SGF

A SGF – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões SA, constituída a 29 de fevereiro de 1988, destacou-se desde cedo como uma gestora de referência no mercado dos fundos de pensões. Ao longo dos anos, através do desenvolvimento de um trabalho de excelência, tem merecido a confiança de diversas entidades na gestão dos seus fundos de pensões. No decorrer do ano 2000, lançou o primeiro dos atuais sete fundos de pensões PPR, representando hoje 40% do negócio. Atualmente conta com um núcleo acionista estável, dos quais se destacam o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários, o grupo segurador francês Groupama e o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil e a Golden Actives.