Mercadona acelera inovação digital com a SAP

Empresa de destaque na distribuição e de capital 100% espanhol e familiar, a Mercadona assinou um contrato com a SAP para o desenvolvimento e a execução do seu projeto total de transformação digital. Trata-se de um acordo de cinco anos que faz parte do plano de inovação digital da Mercadona para transformar e otimizar todos os processos da sua cadeia de valor (abastecimento, logística, finanças, recursos humanos, gestão de loja e relação com clientes), pressupondo uma implementação de grande escala de software e serviços SAP. Todo o plano será gerido a partir de uma cloud privada da SAP, que permitirá reduzir os riscos de implementação, num ambiente totalmente escalável e seguro a partir do qual serão operacionalizadas todas as aplicações de missão crítica, através de uma solução integrada que simplificará a gestão e a infraestrutura de tecnologias de informação (TI) da Mercadona.

A plataforma «SAP S/4HANA», desenhada para construção da base digital das empresas, permitirá à Mercadona eliminar as tradicionais fronteiras entre sistemas transacionais, analíticos e de planeamento, proporcionando a disponibilização de informação instantânea e análises em tempo-real. Permitirá também a simplificação e a padronização de forma massiva de processos e tecnologias por meio de um sistema que elimina replicações de dados, conciliações ou redundâncias, de tal forma que a Mercadona conseguirá obter, em qualquer momento, o dado único, verdadeiro e em tempo real em qualquer ponto dos seus processos.

A Mercadona adotará também a suite específica da SAP para a indústria do retalho, desenhada para ajudar as empresas deste segmento a responder aos desafios da economia digital, fornecendo suporte a todos os processos básicos de distribuição, desde a gestão dos dados mestres até ao ponto de venda, o que permitirá oferecer uma melhor experiência e um melhor serviço para os clientes da Mercadona.

A nova solução da SAP permitirá realizar a análise dos dados operacionais ao nível máximo da sua granularidade, tal como a avaliação precisa dos níveis de stock (existências), e proporcionar informação contextual e em tempo real para uma tomada de decisão mais rápida e mais bem integrada com os processos acelerados de missão crítica, nomeadamente o reabastecimento das plataformas logísticas e das lojas. Esta informação em tempo real irá permitir à Mercadona antecipar as necessidades, sempre em mudança, dos seus clientes e do mercado, ao mesmo que facilitará a tomada de decisões.

O projeto envolve também a implementação da «SAP SuccessFactors», uma plataforma de gestão de recursos humanos, que abrangerá os cerca de 79 mil colaboradores da Mercadona e implicará a digitalização dos processos nesta área vital. A nova plataforma proporcionará uma maior autonomia e também uma maior participação dos gestores no que diz respeito à coordenação de equipas e gestão de talento. Para além das áreas de recrutamento, processamento salarial e formação, a Mercadona terá também uma solução que lhe permitirá planear e gerir os seus recursos humanos como um ativo chave.

Resumidamente, a aposta da Mercadona nos serviços integrados da SAP, que representam uma mudança inovadora e transformadora para a organização, irá permitir que satisfaça com maior agilidade as necessidades dos seus clientes, colaboradores e fornecedores. Ganho de flexibilidade e eficiência, garantia na excelência do serviço pelo qual a Mercadona é conhecida, assim como maximização do aproveitamento de novas oportunidades no futuro completam o conjunto de benefícios que a Mercadona procura alcançar com os serviços integrados da SAP.

Aleix Juan, diretor geral de informática da Mercadona, assinalou: «Implementar SAP nos nossos processos irá permitir-nos aceder às vantagens de ter um sistema de TI [tecnologias de informação] único e simplificado, através do qual os processos de negócio estão refletidos e aos quais podemos acrescentar mais valor.»

Por sua parte, João Paulo da Silva, general manager da SAP para Espanha, Portugal e Israel, referiu: «Com este passo, a Mercadona torna-se numa das primeiras empresas espanholas a apostar num modelo de transformação digital de grande abrangência. Estamos muito satisfeitos com este acordo, que irá reforçar ainda mais a relação estreita e de confiança entre ambas as organizações.»