Leilão solidário
Bola da final do «Euro 2016» até dia 30

Há um ano uma bola fez Portugal vibrar. Em 2017, o desejo é encher de alegria o coração das famílias do Espaço Familiar Ronald McDonald, que abriu recentemente as suas portas no Hospital Santa Maria, em Lisboa. As famílias contam com a solidariedade dos portugueses.

Por Mário Sul de Andrade

 

A bola de futebol do jogo que deu o primeiro título de Campeão Europeu de Futebol a Portugal, na final do Euro 2016, está a ser leiloada até ao próximo dia 30.  O total da verba angariada reverte para a Fundação Infantil Ronald McDonald, com vista a apoiar o primeiro Espaço Familiar Ronald McDonald em Portugal. Este espaço, que recentemente abriu as suas portas no Hospital Santa Maria, em Lisboa, é um lugar especial de descanso e descontração para as famílias das crianças em tratamento hospitalar – embora dentro do hospital, está longe do ambiente clínico e suficientemente perto das crianças.

A bola do jogo França-Portugal, que decorreu no dia 10 de julho de 2016, está acompanhada do certificado de autenticidade da UEFA, comprovando que foi utilizada por ocasião do jogo da vitória portuguesa. O leilão, que está a decorrer na plataforma «eSolidar», aqui, teve como base de licitação 500 euros e já atingiu os 3.000. Teve início no passado dia 10 e termina já no próximo dia 30. Cada participante pode licitar mais do que uma vez se pretender cobrir o valor mais alto até à ao último dia do leilão. Os participantes têm que estar devidamente identificados e indicar um contacto telefónico. O anúncio do vencedor será feito no dia 31 de julho, através da plataforma «eSolidar». A bola será entregue ao vencedor do leilão depois desse dia.

A verba angariada no leilão reverterá, na totalidade, para a Fundação Infantil Ronald McDonald e em particular para o seu novo programa, o Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN). O espaço conta com a parceria do Centro Hospitalar Lisboa Norte e da Associação para as Crianças de Santa Maria. Localizado no primeiro piso do hospital, permitirá à fundação continuar a aproximar as famílias e as suas crianças e a contribuir para o seu bem-estar. É um espaço onde as famílias podem estar, descansar, lavar as suas roupas e preparar as suas refeições num ambiente mais familiar, continuando a acompanhar de perto as suas crianças em tratamento no hospital.

Em Portugal, a Fundação Infantil Ronald McDonald tinha até agora como programas as Casas Ronald McDonald, localizadas em Lisboa e no Porto – que no total já acolheram mais de 1.600 famílias.

 

A Fundação Infantil Ronald McDonald em Portugal

A Fundação Infantil Ronald McDonald é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) de reconhecida utilidade pública, que tem como missão a promoção e a realização de iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e das suas famílias. A McDonald’s Portugal e os seus franquiados são os principais mecenas da fundação. Criada em 2000, conta ainda com o apoio da sociedade civil e de muitos outros parceiros. A Casa Ronald McDonald de Lisboa situa-se no Largo Conde Pombeiro, perto do Hospital Dona Estefânia. A Casa Ronald McDonald do Porto situa-se no campus do Hospital de São João, no Porto.  No total, as duas casas já acolheram mais de 1.600 famílias. No mundo existem 216 espaços familiares Ronald McDonald e 365 Casas Ronald McDonald.