Palaceo, em Oeiras
Um novo polo de empreendedorismo e criatividade

A Câmara Municipal de Oeiras e a Oeiras Viva inauguraram esta semana, dia 27, o Palaceo. Trata-se de um palácio quinhentista que se transforma no mais recente polo de empreendedorismo e criatividade do concelho.

Por Francisca Rodrigues

 

O Palaceo recebe empresas de renome do concelho como a Gotcha, a H2N, a Madstudios, a Megafinalistas, a Megasnowstrips, a New Sheet, a One Punch e a WAM, empresas que têm em comum a forte componente criativa, tanto no digital, como nos eventos, passando pela produção audiovisual, o turismo e a música.

Paulo Vistas, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, assinalou: «Oeiras conta já com uma forte presença das áreas da tecnologia e inovação devido à grande concentração de multinacionais no nosso território. Com a recente inauguração da fábrica de startups ‘Oeiras HUB’, e agora do Palaceo, colocamos Oeiras no mapa dos concelhos que mais investem no empreendedorismo e no desenvolvimento de novos negócios. Este será um espaço dedicado à criatividade – no seu sentido mais abrangente – e à cultura, em linha com a dinâmica e o ritmo a que os oeirenses estão habituados. Aliás, é também aos munícipes que se destina o Palaceo, estando prevista a organização de eventos tão variados como concertos, exposições e ações de formação.»

Por sua vez, André Cunha, um dos sócios do projeto, referiu: «O Palaceo pretende afirmar-se, no concelho de Oeiras, como um cluster de referência para empresas criativas e inovadoras. Hoje temos já oito empresas residentes, mas o espaço tem capacidade para integrar muitas mais. Ao adicionarmos, no mesmo local, várias empresas com um grande potencial empreendedor, pretendemos criar uma nova sinergia que assenta nas necessidades criativas e de empreendedorismo de Oeiras e que proporcione uma panóplia de serviços inovadores.»

Aberto ao público, este novo polo de empreendedorismo e criatividade, incorpora ainda uma forte dinâmica cultural, com concertos, exposições, ações de formação e workshops diversos, promovidos pelas empresas residentes em conjunto com a Câmara Municipal de Oeiras e a Oeiras Viva.

O Palácio Flor da Murta é um palácio quinhentista que faz parte da história e da cultura de Oeiras. Recebe agora o Palaceo, abrindo as suas portas ao público. Um novo espaço, que honra o passado, de olhos postos no futuro e na inovação do Concelho.

 

Vídeo da inauguração aqui. Página do «Facebook» aqui.