Transformar o crescimento da empresa em desenvolvimento social

A Seresco dá o exemplo no processamento salarial, mostrando como a área de recursos humanos e a área de responsabilidade social empresarial (RSE) podem ter uma enorme proximidade.

 

Por Rita Mourinha

 

As empresas não são ilhas: atuam na sociedade e as suas ações têm impacto tanto positivo como negativo, sobre todos os seus membros. Uma boa iniciativa de responsabilidade social empresarial (RSE) ou de ação social, bem executada, pode impulsionar o crescimento da comunidade em que as empresas operam, aproveitando o seu desenvolvimento económico.

 

É possível aplicar iniciativas de RSE à gestão dos recursos humanos?

Sem dúvida. Através da RSE, as empresas gerem de maneira responsável o impacto da sua atividade na sociedade e o seu vasto leque de stakeholders: clientes, colaboradores, acionistas e o ambiente, além de outros.

A RSE é um conceito que as empresas e os responsáveis especializados em recursos humanos e gestão de talento podem certamente aplicar na sua atividade profissional. Existem tantas fórmulas como tipos de empresas. Em seguida, mostro um exemplo real: o projeto «Salários Solidários», da Seresco.

 

Salários solidários: a aposta da Seresco para iniciativas de ação social e RSE

Na Seresco, tentamos tirar partido do conhecimento, que é o bem mais precioso de uma empresa. No nosso caso, trata-se do desenvolvimento de soluções e do outsourcing das folhas de pagamento dos nossos clientes. Desde 2014, juntamos o crescimento da nossa empresa a iniciativas de impacto social através do projeto «Salários Solidários»: por cada nova folha salarial que gerimos para os nossos clientes, doamos 60 cêntimos a uma associação que atue em prol da sociedade. Apenas no ano passado, contámos com a gestão de mais de 7.000 novos salários.

Este ano, iremos colaborar com a Oxfam Intermón (ver aqui) e a SAUCE – Solidariedade, Ajuda e União Criam Esperança (ver aqui), com as quais já trabalhamos em edições anteriores. As nossas previsões são positivas, pois esperamos que a iniciativa não pare de crescer: anualmente gerimos cerca de 2,5 milhões de salários, de mais de 1.000 empresas.

 

Aproveitar o expertise da empresa em benefício do desenvolvimento social

Como qualquer responsável sabe, nem sempre é possível alocar todos os recursos desejados a iniciativas de impacto social. No entanto, associar o crescimento da empresa a contribuições de RSE é uma maneira eficaz de impulsionar o desenvolvimento social. É um exemplo aplicável a qualquer sector e a qualquer atividade empresarial e, sem dúvida, uma das estratégias mais eficazes.

Na Seresco, esperamos continuar a concretizar o nosso compromisso solidário, colaborando com o desenvolvimento de ações de impacto social. Beneficiar do conhecimento específico da empresa, e neste caso do nosso conhecimento no outsourcing de processamento salarial, é o melhor caminho para impulsionar uma mudança positiva na nossa sociedade.

 

 

»»» Rita Mourinha é diretora de vendas da Seresco em Portugal. A Seresco é uma empresa de soluções e serviços com presença internacional nos âmbitos de consultadoria e desenvolvimento de software, outsourcing de salários e recursos humanos, cartografia e cadastro, transformação digital e gestão de serviços de TI (tecnologias de informação). Define a sua missão da seguinte forma: «satisfazer com excelência as necessidades dos clientes, outorgando o máximo valor às partes interessadas – clientes, empregados, acionistas, aliados, fornecedores e sociedade em geral».