18 milhões de pessoas geridas com a solução «HRMeta4» 

Multinacional especializada em soluções de gestão do capital humano, a Meta4 tem uma nova proposta para ajudar as organizações a impulsionar as suas políticas de recursos humanos (RH), com o objetivo de dar resposta às necessidades de negócio. A experiência e o conhecimento da tecnológica no âmbito dos recursos humanos (mais de 25 anos no mercado) permitem o lançamento desta solução baseada em três elementos chave: a potência da sua tecnologia cloud para a gestão de todos os processos de recursos humanos, uma metodologia de implementação baseada no conceito de «Best Practices» e um serviço adaptado às necessidades de negócio de cada empresa.

 

Um roteiro para a gestão RH

Para o desenvolvimento desta proposta, a empresa analisou os diferentes processos dos 18 milhões de perfis de colaboradores geridos através de soluções suas, um volume semelhante ao da população de países como o Chile, ou duas vezes o da Suécia, e que resultou num modelo pré-configurado que reflete as melhores práticas de RH levadas a cabo pelos clientes em cinco áreas: Organização e Administração de Pessoal (CORE HR), Talento, Força Laboral, Compensação e Pessoas.

Mediante este novo modelo, as empresas podem identificar o nível de maturidade em que se encontram relativamente aos seus processos de RH e ir evoluindo de forma exponencial até níveis superiores, em função das suas necessidades, contando sempre com o aconselhamento e o acompanhamento especializado da Meta4.

Sergio Moreno, strategic human resources consultant da Meta4, referiu: «Uma das principais vantagens desta oferta pré-configurada é a capacidade da Meta4 para implementar soluções em qualquer empresa em tempo recorde. Desta forma, as empresas conseguem poupar nos custos e aumentar a sua produtividade. Estamos a falar de 10 a 15 dias para a implementação da solução, o que pressupõe uma redução do tempo em 75% comparativamente a modelos tecnológicos tradicionais.»

 

«Meta4 HR Research»: inovação em RH

A área de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+i) da Meta4, à qual a empresa dedica 20% da sua faturação anual, formada por mais de 150 profissionais, e cuja sede principal se localiza em Madrid, foi a responsável pelo desenvolvimento deste projeto de âmbito internacional. A multinacional testou a eficácia das melhores práticas em gestão de pessoas em mais de 1.300 clientes de todo o mundo, incorporando as últimas tendências globais de RH, um aspeto que permitirá a todos os seus clientes beneficiarem delas.

Além disso, a empresa revela as últimas tendências graças à linha de investigação «Meta4 HR Research», dedicada a analisar e integrar as últimas novidades de RH nas suas soluções através da elaboração de uma série de estudos realizados em colaboração com os principais especialistas de cada área: escolas de negócio, consultoras de RH e analistas, assim como projetos de investigação levados a cabo pela Meta4, cujo objetivo é a definição de KPIs (key performance indicators) que permitem antecipar situações comportamentais dos colaboradores, como por exemplo o seu risco de saída e o nível de absentismo.

A análise dos dados baseada em padrões de comportamento de milhares de funcionários permite, entre outras questões, prever o absentismo laboral ou revelar os índices de risco de abandono voluntário. Desta forma, as organizações poderão identificar tanto os profissionais que as abandonarão a curto prazo em busca de novas oportunidades de emprego, como as motivações que os levam a tomar esta decisão. Assim, poderão colocar em marcha ações específicas focadas na retenção do talento.

 

RH e negócio

Sabendo que a gestão do capital humano é um aspeto estratégico para qualquer organização, e que utilizar ferramentas que ajudem a gerir de uma forma adequada os colaboradores terá impactos positivos no negócio, a Meta4 pretender proporcionar benefícios claros tanto às empresas como às suas pessoas.

Contar com uma solução tecnológica que permita levar a cabo os processos on boarding é visto pela tecnológica como fundamental no momento em que o colaborador passa a fazer parte da empresa, visto só haver uma oportunidade para causar boa impressão. Além disso, assinala que ter a possibilidade de desenvolver uma gestão avançada de carreiras é muito valorizado pelos colaboradores, e devido a um conhecimento detalhado das suas habilidades, dos objetivos e das aspirações, qualquer empresa poderá tirar o máximo partido do seu capital humano. «Se a esta gestão de carreiras juntarmos uma série de ferramentas fortes que nos ajudem no desenvolvimento de competências e experiências e na aquisição de novos conhecimentos, teremos ao nosso dispor, com alguns complementos extra, uma estratégia de pessoal vencedora», afirmou Sergio Moreno.