Paridade de género em 2025

A Accenture anunciou que pretende alcançar a igualdade de género, ao nível dos colaboradores, até 2025, o que significa que a empresa deverá ficar composta por 50% homens e 50% mulheres. Pierre Nanterme, chairman e chief executive officer (CEO) da Accenture, assinalou: «A diversidade fortalece o nosso negócio e aumenta a inovação e, o mais importante, faz com que o mundo se torne melhor. Com este novo objetivo de atingir a paridade laboral, enviamos uma mensagem importante aos nossos colaboradores e aos clientes: o de que a nossa futura equipa de trabalho será igualitária.»

Atualmente a Accenture conta com cerca de 150 mil mulheres, que representam praticamente 40% da sua equipa em todo o mundo. Ao longo dos últimos anos, a consultora definiu a nível global uma série de metas e objetivos, no âmbito da igualdade de género, que conseguiu alcançar. Entre elas as seguintes:

– contratar 40% de mulheres em 2017, objetivo alcançado um ano antes da data prevista;

– promover uma maior percentagem de mulheres para cargos de managing directors, em 2016 (30%);

– aumentar a percentagem de managing directors mulheres para 25%, globalmente, em 2020.

Neste âmbito, a Accenture implementou uma série de iniciativas e programas para atrair, manter, promover e apoiar as mulheres, nos seus esforços para atingir uma igualdade de género. Destacam-se, entre outras as seguintes:

– A criação de um programa de liderança executivo mundial para as mulheres mais séniores da empresa. Desde a sua origem, há seis anos, aproximadamente 80% dos participantes no programa foram promovidos ou aumentaram as suas áreas de responsabilidade.

– Mantendo o compromisso com a transparência, a empresa estabeleceu metas e métricas claras para aumentar o número de colaboradoras; mesmo assim, tornou pública a composição demográfica da sua equipa em muitos mercados.

– O lançamento de iniciativas de formação para mulheres que lhes permite adquirir novas competências. Por exemplo, o programa «Women in Technology», contribui para acelerar as carreiras profissionais de colaboradoras com competências técnicas elevadas, como por exemplo para o cargo de technical architect, uma posição que conta com muita procura e pouca oferta.

A colaboração entre o mundo empresarial e a administração pública para promover a igualdade de género no local de trabalho, com o estabelecimento de diversos acordos (White House Equal Pay Pledge, Paradigm for Parity, e Catalyst CEO Champions for Change, entre outros).

Ellyn Shook, chief leadership and human resources officer da Accenture, assinalou: «Apoiamos a diversidade como fonte de criatividade e vantagem competitiva. Apesar de trabalharmos com base no objetivo de 50% em 2025, o objetivo final é criar um ambiente onde as pessoas tenham um sentimento real de pertença, no qual podem mostrar o que valem diariamente, ser elas mesmas e dar o melhor de si, tanto no âmbito profissional como no pessoal.»