Nova campanha Windows
«Parecem iguais, mas são diferentes»

«Parecem iguais mas são diferentes» é o mote de uma campanha da Microsoft protagonizada pelas atrizes Joana e Inês Aguiar, gémeas, que dão vida ao conceito criativo da subjacente. A tecnológica mantém o tom de comunicação «Sempre à Frente. Desde Sempre.», lançada em 2016. A campanha fica live a partir de hoje, dia 25 de Maio.

Por Francisca Rodrigues

 

Destinada a promover os novos equipamentos Windows sob o mote «Parecem iguais mas são diferentes», a nova campanha de marketing da Microsoft Portugal apresenta um novo ângulo criativo, coerente com a linha da comunicação anterior «Sempre à Frente. Desde Sempre.», lançada em novembro de 2016. Aposta em mostrar as diferenças entre os novos computadores com sistema operativo Windows, com a mais recente atualização Creators Update, e computadores mais antigos.

A nova campanha conta a história de duas gémeas, a terminarem o ano letivo na faculdade e a planearem as férias de verão. As gémeas são idênticas, mas enquanto Inês – num computador pesado e sempre preso a um cabo de bateria – estuda com apoio de blocos de papel, planeia as férias a custo, desespera com a quantidade de janelas que tem abertas no seu browser e faz desenhos com pouca vida, Joana – confortável – escreve e estuda agilmente com a ajuda da caneta digital, navega usando o touch e a gestão inteligente das páginas que tem abertas e cria em três dimensões com os modernos e leves equipamentos Windows.

«Serão iguais a estudar? Serão iguais a planear as férias? E a navegar? Serão iguais a criar?» Estes são os exemplos utilizados nos suportes de comunicação que destacam as funcionalidades dos novos computadores e que não integravam as versões de há cinco anos, como o touch, escrita digital na edição de documentos Office e o Paint 3D.

O conceito criativo «Parecem iguais, mas são diferentes» é incorporado pelas atrizes Joana e Inês Aguiar, duas irmãs reconhecidas no panorama nacional, que aceitaram o convite para ilustrar os desafios de trabalhar com dispositivos e sistemas operativos antigos, e o que perdemos por não ter um dispositivo moderno.

Desenvolvida em Portugal pela agência de publicidade 004, sob direção criativa de João Gomes de Almeida e direção de arte de Joana Monteiro, a campanha vai para o ar hoje, dia 25 de Maio, e estará live em meios digitais durante cerca de cinco semanas. «“Parecem iguais mas são diferentes» marcará presença em redes sociais, «YouTtube», display e e-mail marketing. É composta por um filme longo e por quatro filmes curtos, produzidos pela 1 Segundo Filmes. A estes vídeos juntam-se outros materiais, que encaminham os consumidores para o micro-site da campanha, onde encontram recomendações sobre o equipamento ideal para cada tipo de utilização.

Joana Pires, diretora da Unidade de Negócio de Windows & Devices da Microsoft Portugal, assinalou: «A utilização das gémeas nesta nova campanha do Windows explora de forma descomprometida a maneira como os jovens de hoje – nativos digitais – encaram a relação com os novos computadores Windows. A forma como hoje se estuda, trabalha, joga e cria num computador com sistema operativo Windows é muito diferente da utilização possível há cinco anos. À semelhança das gémeas, os computadores de antes e de agora parecem iguais, mas não o são efetivamente. Os novos dispositivos apresentam funcionalidades inovadoras e distintivas, que possibilitam uma experiência de utilização que os anteriores não permitem, uma experiência natural para as chamadas gerações digitais. E para sensibilizar os consumidores para as inovações da Microsoft no Windows temos que ser criativos e, nesse sentido, recorremos ao humor e a esta dupla para comunicar.»

 

Nota: mais informações sobre a campanha aqui.