Miguel Faro Viana: «O nosso foco está no elemento humano.»

 

É um dos diretores do novo curso de pós-graduação «Assessment e Desenvolvimento do Talento nas Organizações», do ISPA – Formação Avançada. Miguel Faro Viana justifica o lançamento da iniciativa com «a falta de oferta atual dos currículos universitários pré e pós-graduados nas matérias do ‘como fazer’ relativas ao assessment e ao desenvolvimento do talento».

Por Mário Sul de Andrade

 

O que está na base do lançamento desta pós-graduação?

A falta de oferta atual dos currículos universitários pré e pós-graduados nas matérias do «como fazer» relativas ao assessment e ao desenvolvimento do talento. Existem alguns programas de formação profissional, mas não são apresentados de forma completa, integrada e centrada no assessment e no desenvolvimento e ainda com um posicionamento de nível universitário.

Como integram o tema nos desafios atuais das organizações, em termos gerais?

A gestão do talento é uma das maiores preocupações das administrações, das lideranças e dos gestores de recursos humanos em geral nas organizações. É uma tendência não apenas nacional e particularmente premente na generalidade do tecido económico mundial. Em conjunto com o planeamento e com a afetação de recursos às necessidades, a avaliação e o desenvolvimento das pessoas constituem os quatro principais pilares da gestão por competências e a gestão do talento.

Como veem a ideia tão falada de as pessoas serem o ativo mais importante nas organizações?

Sem a avaliação rigorosa e objetiva do capital humano, o desenvolvimento das pessoas é um desígnio incerto e provavelmente caótico. Se a avaliação tiver por principal finalidade o desenvolvimento das pessoas de acordo com as suas aspirações e com as necessidades da organização, elas tornar-se-ão no ativo mais importante, qualquer que seja o sector e a atividade de uma organização.

Que contributo pensam dar com a iniciativa?

Acima de tudo melhorar as capacidades técnicas dos participantes no que respeita ao assessment e ao desenvolvimento do talento identificado nas organizações.

A que tipo de profissionais se dirigem?

Especialistas de recursos humanos, consultores e chefias em geral.

Como integram na iniciativa a transformação digital, já em pleno decurso e a impactar tão fortemente o mundo do trabalho?

Não tem uma relação direta. O nosso foco está no elemento humano tanto na perspetiva individual, como grupal e organizacional.

Como desenharam o programa, no sentido de promover a inovação nesta área?

Como disse, as competências trabalhadas não são propriamente novas para as organizações. O que se passa é que a oferta tem sido restrita, não integrada e não posicionada para uma abordagem técnico-científica de nível universitário. Foi também nossa preocupação desenhar um percurso formativo que conjugasse de forma eficaz o conhecimento académico state of the art sobre a matéria e a aprendizagem prática das técnicas e das metodologias associadas.

E o corpo docente, que preocupações tiveram ao defini-lo?

No seguimento do que acabo de referir, é importante assinalar que o corpo docente do curso teria inevitavelmente de ser composto pelos melhores académicos e gestores com experiência em projetos concretos. Penso que encontrámos um excelente equilíbrio entre o conhecimento académico e o conhecimento da prática.

Como se integra a pós-graduação nas iniciativas da vossa instituição para esta área?

O ISPA, enquanto instituição de nível universitário mais antiga em Portugal a lecionar psicologia, tem uma elevada reputação e competências assinaláveis nos temas do assessment e do desenvolvimento de recursos humanos. Esta pós-graduação complementa e aprofunda a vasta oferta da instituição.

Devo ainda fazer uma referência à estrutura da pós-graduação, que assenta em três blocos de conhecimentos sequenciais: um primeiro relativo ao enquadramento da temática na gestão estratégica de recursos humanos; o segundo dedicado ao aprofundamento do conhecimento teórico-prático dos conteúdos relativos ao assessment e ao desenvolvimento; e um terceiro para de integração dos conhecimentos e das competências adquiridas na elaboração de um projeto de assessment e desenvolvimento do talento.

 

»»» Miguel Faro Viana é diretor, com Rui Bártolo Ribeiro, do novo curso de pós-graduação «Assessment e Desenvolvimento do Talento nas Organizações», do ISPA – Formação Avançada. Esta unidade orgânica do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, de Lisboa, tem como missão organizar toda a formação não conducente a grau académico, nomeadamente formação contínua, pós-graduações, estudos avançados e e-learning. O objetivo geral do curso é capacitar os formandos para conceberem e conduzirem processos de assessment e apoiar, de forma direta ou indireta, a elaboração de planos de desenvolvimento individual. Terá início em 10 de outubro deste ano, sendo a duração de oito meses.