Um guia de reputação on-line

Empresa global de recrutamento e seleção a nível especializado, a Michael Page lançou o «Guia Rápido de Gestão da Reputação Online», uma ferramenta gratuita para ajudar os profissionais a gerirem e melhorarem a sua marca pessoal nas redes sociais.

A empresa assinala que a explosão das redes sociais está a impactar fortemente o mercado laboral, que cada vez mais recorre às mesmas como ferramenta adicional no momento de recrutar talento. Atualmente, 14,4 milhões de pessoas recorrem às redes sociais para procurar oportunidades e 58% dos profissionais segue as empresas nas quais quer trabalhar. Cada vez menos indiferentes a esta realidade, 73% das empresas já contratou através das redes sociais.

Joana Barros, senior marketing coordinator da Michael Page, alerta para o seguinte: «Não nos podemos esquecer de que o que colocamos na Internet se torna automaticamente público e, entre aspas, eterno. Os comentários pessoais devem ser bem escolhidos, pois podem beneficiar ou prejudicar a sua imagem. Trata-se simplesmente de pensar que o seu perfil nas redes sociais pode ser visto por recrutadores e há que ter cuidado com as opiniões em público.»

O «Guia Rápido de Gestão da Reputação Online» foi criado para ajudar os profissionais a aprenderem a gerir a sua presença on-line e a criarem uma marca pessoal que lhes permita aumentar a sua rede profissional, atrair novas oportunidades, tornar-se um influenciador na sua área e ganhar reconhecimento no seu sector.

Traduzindo-se num minisite, o guia oferece uma rápida e clara explicação sobre marca pessoal e redes sociais, a visibilidade a que estão sujeitos os perfis on-line e a sua influência.

Alguns dos conselhos partilhados pela Michael Page são os seguintes:

– complete todos os campos do seu perfil;

– pesquise o seu nome nos motores de busca e nas redes sociais;

– seja consistente em todos os seus perfis;

– utilize imagens para tornar a sua presença nas redes sociais mais dinâmica;

– se necessário, apague conteúdos menos favoráveis ou com os quais já não se identifica;

– integre grupos do seu sector.

O «Guia Rápido de Gestão da Reputação Online» pode ser consultado aqui.