Grupo Adecco lança «Experience Work Day»

 

O Grupo Adecco, especialista global em soluções de recursos humanos, lança esta semana a nível mundial a primeira edição do «Experience Work Day». Será no próximo dia 26, numa ação que tem como objetivo proporcionar orientação e aconselhamento a jovens estudantes que procuram o seu primeiro emprego, decorrendo em 700 agências e escritórios do grupo espalhados pelo mundo.

Em Portugal, a Adecco contará com a participação de nove departamentos: Marketing, Recursos Humanos, CSA (Centro de Serviços Administrativos), Cobranças, Informática, Comercial, Recrutamento, Qualidade e Serviço. Cada um dos departamentos ficará responsável por mostrar aos jovens como é um dia de trabalho numa multinacional com presença mundial.

A iniciativa vai decorrer em Portugal nas delegações da Adecco em Lisboa e no Porto, com vagas limitadas, pelo que todos os interessados deverão inscrever-se aqui.

Das 09H30 às 13H00 a Adecco Portugal irá receber jovens de diversas áreas que foram previamente selecionados por cada responsável de departamento, tendo em conta critérios como idade, localidade, formação e carta de apresentação.

Os escritórios e as filiais do grupo, em 46 países, irão abrir portas a milhares de candidatos que procuram emprego. Os participantes poderão acompanhar os funcionários da Adecco nos departamentos e nas funções à sua escolha, conhecer as oportunidades profissionais, a variedade de carreiras disponíveis e conseguir uma experiência, em primeira mão, de diferentes tarefas específicas.

Os insights e os aconselhamentos serão fornecidos por especialistas de recursos humanos. A nível internacional, as sessões também incluirão a análise de currículos, a avaliação de redes sociais, o coaching para o domínio profissional de entrevistas e seminários para avaliar e orientar o desenvolvimento das principais capacidades exigidas no mercado de trabalho atualmente. Os participantes terão, de igual forma, a oportunidade de ter conhecimento sobre a grande variedade de opções laborais, bem como trabalhos, estágios e oportunidades oferecidas pelo próprio Grupo Adecco.

Carla Rebelo, diretora geral da Adecco Portugal, referiu a propósito da iniciativa: «Cada etapa da minha carreira tornou-se essencial na minha aprendizagem e na preparação para o futuro. Consideramos que este tipo de experiências é fundamental, e que poderá contribuir para uma integração mais suave no mercado de trabalho. Enquanto líderes mundiais na área de recursos humanos, temos essa preocupação. E entendemos que é também nossa missão pensar em ações que possam facilitar esta transição de alguma forma.»

Assinale-se que esta é uma experiência global que segue o sucesso da iniciativa «Street Day», também do Grupo Adecco, lançada em 2012 e que apoiou mais de três milhões de pessoas em todo o mundo a conseguirem um melhor início no mundo do trabalho.

O Grupo Adecco entende a transição do ensino para o mercado de trabalho e a tomada de decisão que será crucial para a sua carreira profissional como uma das fases mais desafiantes e críticas na vida dos jovens. Com a estimativa global de 71 milhões de jovens desempregados, essa passagem acaba por tornar-se cada vez mais impactante, por meio das rápidas mudanças nas estruturas dos trabalhos, das novas exigências face às competências dos trabalhadores e da crescente incerteza com que estes vivem.

Mais, o grupo entende que a melhor forma de se conseguir um emprego é através da experiência. No entanto, esta é a grande lacuna nos jovens, precisamente pela falta de prática no momento em que concluem os seus estudos. A grande maioria não teve qualquer contacto com o mercado de trabalho, e muitos não sabem ainda por onde passará a sua carreira, as opções disponíveis ou simplesmente que tipo de profissão se enquadra melhor com as suas capacidades, com a sua personalidade e com as suas aspirações.

O «Experience Work Day» faz parte do programa «Way to Work», do Grupo Adecco, lançado em 2013 para combater o desemprego juvenil e a escassez de competências, desenvolver a empregabilidade dos jovens e ajudá-los na sua integração no mundo laboral. Através do «Way To Work», o grupo oferece aos jovens estágios e formas de aprendizagem, orientação, formação e uma oportunidade de se tornarem chief executive officers (CEO) por um mês, numa iniciativa com o mesmo nome.

Os candidatos podem verificar os seus programas locais aqui.

Vídeo sobre o «Experience Work Day» abaixo.