A literacia financeira dos portugueses

O Observador Cetelem divulgou um estudo sobre a literacia financeira dos portugueses. Conclui que 34% da população sabe o valor exato das suas despesas fixas mensais. A perceção destas despesas aumenta em relação ao ano anterior (25%).

Por Mário Sul de Andrade

 

Segundo o Observador Cetelem, no que diz respeito às despesas mensais, 34% dos consumidores sabem exatamente quanto gastam com os seus encargos fixos por mês, uma percentagem superior a 2016 (25%). Paralelamente, 41% dos portugueses sabem com exatidão qual o seu rendimento mensal fixo, à semelhança do ano anterior.

O mais recente estudo do Cetelem, que analisa anualmente a literacia financeira dos portugueses, mostra que existem ainda consumidores que, apesar de não saberem exatamente os valores das suas despesas e dos seus rendimento fixos mensais, referem ter um conhecimento aproximado de quanto gastam (50%) e de quanto ganham (42%) por mês.

Este ano, verifica-se também uma ligeira diminuição dos consumidores que não sabem de todo quais os seus gastos fixos (16%, face a 19% em 2016) e quais os seus ganhos fixos (17%, face a 20% em 2016) todos os meses.

Leonor Santos, diretora de compliance e jurídico do Cetelem, referiu o seguinte a propósito do estudo: «O aumento da perceção das despesas mensais é um sinal positivo, indicando que mais consumidores têm a exata noção de quais são os seus encargos. No entanto, esta percentagem ainda não é significativa. Para uma melhor gestão do orçamento familiar é essencial que se conheça tanto o valor do rendimento como o das despesas. É importante que cada vez mais portugueses tenham estes dois fatores em consideração.»

O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizadas 500 entrevistas por telefone, a indivíduos de Portugal continental e ilhas, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 2017. O erro máximo é de +4.4 para um intervalo de confiança de 95%.

 

O Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance

Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20 mil colaboradores, em 28 países e quatro continentes, o BNP Paribas Personal Finance é número um em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do retalho especializado, concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e à estratégia comercial dos seus parceiros. É também ator de referência em matéria de concessão de crédito responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, que opera sob a marca comercial Cetelem. Conta com cerca de 600 colaboradores, sendo uma referência no mercado de  crédito a particulares.