«XII Festival Internacional da Máscara Ibérica»

O «Festival Internacional da Máscara Ibérica» (FIMI) vai realizar-se durante quatro dias, de quatro a sete de maio, em Lisboa (Belém, Jardim da Praça do Império). Com uma programação variada, que junta Portugal e Espanha entre máscaras e caretos, artesanato e produtos regionais, concertos, exposições e workshops, é uma garantia de grande animação.

Por Francisca Rodrigues

 

Realizado numa parceria entre a Progestur (ADGTCP – Turismo e Cultura), a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) e a Câmara Municipal de Lisboa, o FIMI apresenta-se desde 2006 como um projeto de dimensão ibérica e internacional que potencia o conhecimento, a promoção e a divulgação de vários aspetos da cultura popular comuns nos territórios de Portugal e Espanha, tendo como tema central a máscara. Todos os anos, esta mostra cultural reúne grupos de máscaras de várias regiões de Portugal e Espanha para encantar a cidade de Lisboa com a sua riqueza histórica, cultural e artística.
Atualmente o FIMI realiza-se no Jardim da Praça do Império, em Belém, no início do mês de Maio durante quatro dias. O seu conceito integra diversas iniciativas:

– «Grande Desfile da Máscara Ibérica» – É o momento mais aguardado de todo o programa do festival. Todos os anos, centenas de participantes de várias dezenas de grupos de máscaras da Península Ibérica e alguns convidados de outros países projetam alegria, diversão, tradição e identidade cultural na sua passagem apoteótica. Durante duas horas, o percurso é feito com muita alegria e energia, promovendo a constante interatividade com o público e criando momentos e experiências inesperadas.

– «Mostra das Regiões» – Música, dança, gastronomia regional, doces conventuais, artesanato, exposições de fotografia, workshops, show cookings, tertúlias e muitas outras atrações fazem parte da programação da mostra.

– «Palco Ibérico» – Aqui aposta-se na componente musical, com oferta de concertos de música folk de raiz tradicional ibérica, com elementos de fusão entre ska, reggae e rock.

– «Concurso de Fotografia» – Passatempo que antecipa cada edição do festival, procura proporcionar uma maior interação entre os espectadores e a atividade cultural. O público é convidado a registar várias imagens ao longo do desfile e a partilhá-las através da participação neste concurso.

O programa deste ano inclui ainda dois debates («Entroidos Tradicionais» e «Cultura Popular – Desafios»), a realizar a quatro e cinco de maio, respetivamente, pelas 18 horas, no Salão Nobre do Museu de Arqueologia.

Todo o programa é colocado à disposição do público de forma gratuita.

Mais informações aqui.