Os millennials e o sector imobiliário

A geração millennials – indivíduos nascidos entre 1980 e 2000 e que actualmente têm entre os 17 e os 37 anos – está a influenciar os comportamentos de consumo e os modelos de negócio das empresas. A rede imobiliária Century 21 Portugal analisou as tendências dos millennials portugueses relativamente às suas opções de habitação para perceber como esta nova geração de consumidores está a influenciar o mercado imobiliário.

Por Mário Sul de Andrade

 

Na Century 21 Portugal, 45,3% das agências da marca afirmam que os millennials representam já entre 10 a 20% das transações globais imobiliárias e de 22,7% das lojas referem que este segmento de consumidores já supera 20% das suas operações.

As tendências da geração millennials na procura de soluções de habitação são bastante relevantes. Mais de 65% destes jovens preferem o arrendamento e apenas 34,4% optam pela aquisição de imóveis. Cerca de 78% dos millennials optam por arrendamentos até 600 euros e apenas 19,5% realizam arrendamentos entre os 600 e os 1.000 euros.

Questionadas sobre o valor médio das transações de venda de imóveis realizados pelos millennials, 50% das lojas da marca referem que estes se situam abaixo dos 100 mil euros e 46,9% regista valores médios de venda de imóveis entre os 100 mil e os 200 mil euros.

Em relação às características mais comuns que os millennials procuram nos imóveis, as casas em segunda mão surgem com 54,7% das preferências, os imóveis reabilitados com 32,8%, as habitações novas registam 28% das opções de escolha e as casas já mobiladas cerca de 24%.

Quanto aos critérios de localização, mais de 61% dos millennials preferem habitar nos centros urbanos, quase 40% referem ainda que querem viver perto do local de trabalho e 31,3% dos jovens procuram zonas residenciais.

Os serviços mais valorizados pelos millennials na procura de imóveis são as acessibilidades e os transportes públicos, que registam mais de 70% das preferências, a proximidade de supermercados e centros comerciais regista 35,9% de valorização, as infraestruturas de lazer e desporto são apontadas em 32% das respostas, e a proximidade de escolas é privilegiada em cerca de 30%.

Esta geração carateriza-se por uma maior consciência ambiental, e tal tendência influencia também o mercado imobiliário, dado que 67,2% dos millennials afirmam procurar imóveis com sistemas que permitam maior poupança energética, quer para soluções de aquisição, quer de arrendamento.

 

Descodificador de tendências

Esta é considerada a geração de indivíduos com os mais elevados níveis de educação e formação, desde sempre. Nasceram e cresceram em plena revolução digital, num mundo globalizado e conectado, e desfrutaram de um contexto de prosperidade e comodidade, proporcionado pelo desenvolvimento económico que as gerações antecedentes conseguiram alcançar.

Os millennials apresentam diversas características disruptivas face às gerações anteriores e alguns paradoxos. Por um lado, são criativos, empreendedores e visionários. São os principais responsáveis pela enorme quantidade de start ups que têm vindo a surgir e a criar novas formas de explorar e potenciar a tecnologia, gerar inovação e impulsionar a economia. São verdadeiros cidadãos do mundo, ambiciosos e aventureiros na sua vida profissional, o que lhes induz uma maior mobilidade e apetência para aceitar emprego em qualquer parte do mundo, desde que os desafios profissionais estejam em linha com as suas expectativas.

Há também uma orientação menos consumista e mais experiencial. Os millennials são mais racionais nas decisões de compra, menos permeáveis aos estímulos comerciais e valorizam mais a experiência do que a aquisição. Têm preocupações ambientais acrescidas e privilegiam comportamentos de consumo mais responsáveis dos recursos do planeta.

Esta geração procura, consulta, compara informação na Internet e compra cada vez mais em canais digitais. A tecnologia é parte integrante da vida destes jovens, que vivem permanentemente conectados e em partilha de informação. São consumidores mais exigentes e informados, trazendo novos desafios às empresas e ao mercado, que necessitam de reformular estratégias de operação para antecipar e dar resposta às suas necessidades.

Por outro lado, a geração mais educada da história da humanidade atingiu a maturidade e integrou o mercado de trabalho numa das maiores crises económicas à escala global. Os millennials apresentam ainda um poder de compra reduzido, devido aos níveis de insegurança do emprego, que os impede de fazer planos a longo prazo. Esses fatores têm contribuído para uma mudança de hábitos de consumo e influenciam a forma como os millennials se relacionam com os mercados, especialmente no sector imobiliário, onde esta geração está a marcar novas tendências na procura de soluções de habitação e a implicar novas dinâmicas de interação nos profissionais do sector.

 

A abordagem da Century 21 Portugal

A tecnologia democratizou o acesso à informação e acelerou os processos, e os millennials estão habituados a encontrar, a partir dos seus dispositivos móveis, tudo aquilo de que necessitam. Por isso, a Century 21 Portugal tem vindo a incorporar tecnologias inovadoras no seu modelo de negócio, para desenvolver ferramentas e sistemas que apoiam os colaboradores da rede no contacto e na comunicação com os consumidores nos meios digitais.

No site nacional da marca são integrados todos os imóveis da rede para venda, compra ou arrendamento no mercado português. Através de um sistema de pesquisa inteligente, é possível selecionar as propriedades com as características pretendidas por cada utilizador e encontrar toda a informação sobre os serviços e as infraestruturas existentes na proximidade da casa, para facultar um contexto completo da envolvente de cada imóvel. Esta plataforma digital agrega toda a informação e todos os sistemas tecnológicos da marca, e permite também que os colaboradores da rede insiram as suas páginas personalizadas.

Todos os consultores imobiliários Century 21 Portugal têm um site pessoal – MySite C21 –, que lhes permite divulgar os seus imóveis em carteira, promover as suas zonas de intervenção e aumentar o envolvimento com os seus clientes. Atualmente, a rede tem mais de 1.500 sites customizados por consultor.

O site global century21global.com – reúne todas as propriedades disponíveis da rede Century 21, em todo o mundo. A marca opera uma rede internacional de 7.330 agências, em 78 países, com mais de 110 mil consultores imobiliários, que reúnem neste site muitos milhões de propriedades disponíveis para compra, venda ou arrendamento. O site global da Century 21 permite angariar e promover todos os imóveis disponíveis no mercado global, junto de clientes nacionais e internacionais.

A Century 21 é a única marca em Portugal que desenvolveu uma aplicação móvel para pesquisa de imóveis. A AppC21 é baseada em georreferenciação e permite mostrar a variedade de propriedades que existe em cada zona. Os consumidores podem efetuar visitas virtuais, encontrar gráficos 3D, plantas dos imóveis, informações sobre serviços próximos e esclarecimentos adicionais, que facultam toda a informação necessária para agilizar o processo de comprar ou arrendar um imóvel. A tecnologia e a mobilidade são dois fatores fundamentais e intrinsecamente ligados, pelo que a app C21 Mobile, para iPhone e Android, é a opção preferida pelos millennials que procuram on-line o máximo de informações.

Para além destas plataformas, a Century 21 Portugal recorre à tecnologia para divulgação de conteúdos em blogs, vídeos, redes sociais e outros canais digitais, usando a inovação tecnológica como uma ferramenta de comunicação e interação com o mercado.

 

Ricardo Sousa: «foco no serviço, nas pessoas e nas suas necessidades específicas»

Ricardo Sousa, administrador da Century 21 Portugal, refere a propósito do estudo: «Esta nova geração de consumidores está a obrigar o sector imobiliário a abandonar a lógica de foco no produto para passar a focar-se no serviço, nas pessoas e nas suas necessidades específicas. Neste contexto, o papel do consultor imobiliário torna-se fundamental. Os consumidores que procuram informação e conteúdos on-line, para iniciar o processo de compra ou arrendamento de um imóvel, precisam incontornavelmente do apoio de um consultor imobiliário, superiormente preparado, para os ajudar em cada etapa do processo.»

O responsável refere ainda: «O consultor tem o papel fulcral de ajudar a compreender a informação disponível, explicar todos os passos inerentes aos processos de transações imobiliárias e apoiar os clientes ao longo das diversas fases de negociação e desenvolvimento da operação, bem como ajudar nos serviços de pós-venda. Tal como os millennials, o consultor imobiliário tem que estar conectado, em qualquer canal digital ou rede social. As respostas precisam de ser dadas em tempo real, com eficiência e totalmente focadas nas motivações pessoais de cada um.»

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 1,8 milhões de indivíduos que pertencem à geração Y. Este jovens estão a incorporar-se gradualmente na vida ativa, e dentro de poucos anos serão o principal ativo da economia nacional. Os millennials trouxeram um novo nível de exigência e uma mudança de orientação no modelo de negócio das empresas, com maior foco na qualidade de serviço e no consumidor. O sector imobiliário deve liderar esta mudança de paradigma, para se ajustar às tendências de consumo que irão marcar as dinâmicas do mercado nos próximos anos.