Algumas maravilhas de Portugal  

Uma edição de luxo, com mais de 230 fotografias a cores. A editora Centro Atlântico reúne em livro os 40 locais com revestimentos em azulejo que foram considerados «Maravilhas de Portugal».

Por Francisca Rodrigues

 

A editora Centro Atlântico, os autores (Libório Manuel Silva e Rosário Salema de Carvalho, e o prefaciador (José Meco) acabam de apresentar um novo livro, denominado «Azulejos – Maravilhas de Portugal/ Wonders of Portugal», uma edição de luxo, bilingue, com 336 páginas e mais de 230 fotografias exclusivas, a cores, que reúne os 40 locais com revestimentos em azulejo que, pela sua excecionalidade, foram considerados «Maravilhas de Portugal.»

Trata-se de uma cronologia extensa, que começa na viragem para o século XVI e termina na atualidade. As fotografias revelam características únicas destes monumentais conjuntos cerâmicos, conduzindo o olhar do leitor a experiências de leitura ímpares. Os textos, de reputados investigadores guiam o leitor através das ruas das cidades e das suas construções (incluindo interiores de igrejas e palácios), de norte a sul de Portugal.

No prefácio, José Meco escreve: «É toda esta variedade e diversidade que o presente livro procura mostrar através de uma seleção de 40 obras, revelados através das magníficas fotografias de Libório Manuel Silva e dos textos que sintetizam os estudos mais recentes sobre cada conjunto, escritos pelos mais reputados investigadores do azulejo em Portugal. Imagem e texto aliam-se, deste modo, a outros materiais adicionais, convidando o leitor a visitar os deslumbrantes espaços que agora se mostram, e sensibilizando-o para a importância do património azulejar em território nacional.»

Participaram na seleção das 40 «maravilhas», no estudo e na autoria dos textos os seguintes investigadores: Alexandre Nobre Pais, Ana Almeida, Ana Paula Rebelo Correia, Céline Ventura Teixeira, Celso Mangucci, Diana Gonçalves dos Santos, Francisco Queiroz, Inês Leitão, João Manuel Mimoso, João Pedro Monteiro, José Meco, Lúcia Marinho, Luís de Moura Sobral, Luísa d’Orey Capucho Arruda, Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara, Patrícia Nóbrega, Patrícia Roque de Almeida, Patrícia Sarrico, Rosário Salema de Carvalho, Suzana Carrusca, Tiago Borges Lourenço e Vitor Serrão.

Mais informações aqui.