A mudança e a gestão do talento

A mudança nas organizações é hoje um fator incontornável, sendo que gestão do talento assume cada vez mais um papel de relevo na gestão do maior ativo das organizações: as pessoas. Permanentemente atenta aos desafios das organizações, a CH Consulting introduziu no mercado português uma inovadora ferramenta de assessement especializada na gestão de talento: a «WAY».

Por António Henriques

 

Esta ferramenta vem fortalecer a oferta ao nível da consultoria de gestão de pessoas, uma das nossas áreas de especialização, permitindo valorizar as intervenções com uma oferta diferenciada e que vai ao encontro das necessidades das organizações.

Num momento em que se atribui importância crescente à gestão do talento, a «WAY» vem permitir aos responsáveis pela gestão de pessoas que concebam projetos de desenvolvimento e valorização de talento adequados aos perfis individuais e aos desafios de cada organização.

Representada em Portugal pela CH Consulting, a ferramenta «WAY» está ajustada às funções dos colaboradores, identificando as zonas de melhoria críticas para determinada posição. Esta especificidade diferenciadora permite não só um autoconhecimento ajustado aos desafios da função como potencia o processo de transformação pessoal e organizacional, dois eixos que têm de caminhar a par em qualquer projeto de gestão de mudança.

A «WAY» está validada pela American Psycological Association, tendo por base os traços de personalidade do Big Five, a Teoria de Necessidades de Mc Clelland e o conceito de competência de Le Boterf, estando hoje presente em cerca de 30 países.

Foi desenvolvida pela PerformanSe, empresa francesa especializada na conceção de testes psicométricos e assessments para desenvolvimento de talento, resultando de mais de 20 anos de pesquisas empíricas. Alicerçada numa especialização psicométrica certificada pela «ISO 10667-2» e reconhecida por modelos científicos de referência, de acordo com normas internacionais, conta com a validação de vários laboratórios universitários reconhecidos em psicometria.

Esta ferramenta permite fazer uma análise de perfil de competências diferenciada pelo tipo de função. A «WAY-R» possibilita uma avaliação sistémica das competências comportamentais e motivacionais em contexto profissional. É possível ainda verificar se o candidato possui as competências-chave de uma função específica, utilizando a «WAY MANAGER» ou a «WAY COMERCIAL». A primeira é direcionada para avaliar pessoas com funções de gestão e a segunda está vocacionada para avaliar funções comerciais, numa perspetiva de desenvolvimento.

A «WAY», enquanto suporte à gestão do talento, pode ter múltiplas utilizações, em função das necessidades específicas: recrutamento e seleção, integração de novos colaboradores, progressão na carreira, desenvolvimento pessoal e acompanhamento. Enquanto ferramenta de desenvolvimento, permite trabalhar o autoconhecimento, identificar áreas de melhoria e ambientes de trabalho mais favoráveis a determinado perfil.

Porque a mudança acontece com a transformação das pessoas, a utilização de metodologias científicas robustas, amplamente testadas, é um fator que valoriza as intervenções, contribuindo para o êxito dos processos de gestão de talento em contexto de transformação organizacional.

 

 

»»» António Henriques é administrador da CH Business Consulting. Esta consultora com sede em Coimbra é especialista gestão de pessoas e organizações, integrando o Grupo CH, um grupo português de consultoria com operações à escala mundial e oferta global de serviços integrados, multissectoriais e muito especializados. O grupo tem mais de 125 reconhecimentos nacionais e internacionais e uma carteira de clientes diferenciada, desde pequenas e médias empresas (PME) a companhias multinacionais.