«A Cevicheria»
Percorrer um mundo de sabores

Acaba de chegar às livrarias o novo livro do chef Kiko Martins: «A Cevicheria». São 40 receitas que nos fazem percorrer o mundo de sabores como ceviche, causa, quinoto, bacalhau, quinoa e várias sobremesas. A edição é bilingue (português e inglês).

Por Francisca Rodrigues

 

Para o chef Kiko este livro «é em si uma viagem, a ferramenta perfeita para partilhar as receitas que foram sendo experienciadas n’A Cevicheria ao longo dos dois anos da sua existência». Mas tudo começou no Peru, onde conheceu Rita Albrizzio, a matriarca da família que o recebeu e o levou a conhecer um dos melhores restaurantes da capital peruana. Aí experimentou «a explosão de sabores cítricos e picantes, adocicados e frescos, carregados de mar» que para si viriam a ser únicos.

Na introdução do livro, o chef  assinala: «Mergulhei pela primeira vez na gastronomia peruana às seis e meia da manhã, em pleno Terminal Pesquero de Lima. Estávamos no início do outono de 2010, mas lembro-me como se fosse hoje: o dia ainda a nascer, eu sentado num banco de plástico, a provar um ceviche delicioso. A sorte maior? Estar com a Maria, minha mulher: poder partilhar estes instantes com quem mais gostamos dá ainda mais sabor a tudo./ O momento foi de tal forma marcante que, em dezembro de 2014, abri A Cevicheria, reflexo da minha personalidade e de todas as minhas vivências gastronómicas por este mundo fora. Espero que este espaço contribua para reforçar que a experiência gastronómica em Portugal está ao nível do que melhor se faz no mundo./ Resisti em fazer este livro porque considero que o Quinoto do Mar comido n’A Cevicheria será sempre diferente de experimentado em casa. Mas ainda assim… E a pedido de muitos de vós… Divirtam-se!!!»

A edição é da Casa das Letras (ver aqui).

 

O chef Kiko

Kiko Martins nasceu no Rio de Janeiro (Brasil) em 1979. Aos 11 anos viajou para Portugal, onde em 2003 se licenciou em «Gestão de Marketing». No ano seguinte partiu para Paris para estudar na escola de cozinha Cordon Bleu. Em 2008, partiu com a sua mulher, Maria, para Moçambique, onde fez um ano de voluntariado. Dois anos mais tarde, em 2010, propuseram-se a dar a volta ao mundo, numa viagem a que chamaram «Comer o Mundo». Nesta aventura, que durou um ano, sentou-se à mesa com famílias locais de 24 países para absorver o elo de ligação familiar e cultural que só a gastronomia consegue criar. No seguimento da viagem, lançou, em 2011, o seu primeiro livro, «Comer o Mundo», seguido, em 2015, pelo «Jantaradas». Atualmente é o chef executivo d’O Talho, d’A Cevicheria e d’O Asiático. No final de 2015 foi eleito «Chef do Ano» pela «Time Out Lisboa» e já este ano foi-lhe atribuído o «Prix au Chef de l’Avenir» pela International Academy of Gastronomy.