Profissões mais procuradas no trabalho temporário

A Adecco Portugal revelou, com base em dados reunidos internamente, o top das principais profissões procuradas pelas empresas que contratam os seus serviços. O objetivo foi fornecer informação detalhada sobre as mais procuradas em regime de trabalho temporário e outsourcing.

As três profissões mais procuradas em regime de trabalho temporário em Portugal são Auxiliar de Produção, com cerca de 3.200 colocações, Operador de Armazém, com 1.800, e Assistente de Loja, com 730.

Já no que se refere ao outsourcing o ranking tem nos primeiros lugares as funções de Promotora (420 colocações), Operador de Armazém (2.800 colocações) e Administrativa/ Back Office (450 colocações).

No norte do país as profissões relacionadas com a área industrial e o retalho para trabalho temporário e outsourcing são as mais procuradas. No centro as funções vencedoras estão na área do retalho e na área administrativa. Já no sul, o destaque vai para a área industrial e a área logística.

Outro dado interessante para análise refere-se ao facto de mais de 50% dos colaboradores que iniciam a sua atividade em regime de trabalho temporário serem contratados posteriormente para integrar a empresa com um vínculo contratual direto e a termo.

Carla Rebelo, diretora geral da Adecco Portugal, assinalou a propósito do estudo: Na Adecco temos o objetivo de, independentemente da profissão, encontrar o melhor perfil para a vaga disponível. Essa preocupação e esse objetivo fazem com que muitos dos candidatos indicados pela empresa tenham uma taxa de retenção elevada. Trata-se de um enorme benefício tanto para o colaborador como para a própria empresa. É sinal de que o nosso trabalho está a cumprir todos os requisitos no que se refere à disponibilização de recursos humanos.»

Com estes dados, a Adecco revela ao mercado as principais tendências ao nível do trabalho temporário e do ‘outsourcing’, de forma a fornecer informação detalhada sobre as profissões mais procuradas a nível nacional.

O trabalho temporário é a relação de trabalho triangular em que uma entidade empregadora (empresa de trabalho temporário) contrata, remunera e exerce o poder disciplinar sobre um trabalhador (trabalhador temporário), colocando-o a prestar a sua atividade numa outra entidade (utilizador) que o recebe e exerce, de forma delegada, os poderes de autoridade e direção.

Já o outsourcing refere-se ao processo adotado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área.

 

Nota: os dados apresentados foram reunidos internamente, na Adecco, e referem-se à atividade de 2016 em Portugal.