Ambiente
15 dicas para poupar água

 

A propósito do «Dia Mundial da Água» (22 de março), apresentamos um trabalho da hansgrohe que visa contribuir para a consciencialização sobre o meio ambiente. Por exemplo, com recurso à tecnologia «EcoSmart» é possível reduzir o consumo de água em 60% durante o banho e limitar o gasto de uma torneira a cinco litros por minuto.

Por Francisca Rodrigues

 

Marca alemã de torneiras e soluções para a casa de banho, a hansgrohe propõe 15 dicas úteis para poupar água. Com 115 anos de experiência no sector dos produtos sanitários, aposta na poupança de água e no cuidado com o meio ambiente, algo que se reflete no design e na fabricação dos produtos.

As inovações técnicas têm um papel determinante nesta poupança, mas em muitos casos alterar uma simples junta pode fazer a diferença. De facto, os gestos mais simples são os mais significativos para proteger o meio ambiente e reduzir o consumo de água e energia. Devido à sua crescente escassez, poupar água é agora mais importante do que nunca.

Vejamos as dicas…

1 – Ao lavar as mãos e os dentes e ao fazer a barba não deixe a água a correr

Perde-se de sete a 20 litros de água por minuto sempre que se abre a torneira. Desligue-a enquanto se lava e utilize um copo para enxaguar. E já que para fazer a barba é necessário pouca água, também pode optar por colocar a tampa no lavatório e deixar apenas a quantidade de água de que necessita, sem deixar a água a correr.

2 – Pingos de água contínuos levam ao desperdício de milhares de litros por ano

Uma torneira que não pára de pingar pode à primeira vista não afetar a conta mensal, mas se pensarmos em todas as famílias que têm este problema verificamos que existe um desperdício enorme, levando a custos desnecessários no tratamento de água. Pense no meio ambiente e repare o mais rapidamente possível a sua torneira.

3 – Para encher uma banheira é preciso pelo menos 140 litros de água

No entanto, para tomar um duche irá precisar de muito menos água, principalmente se utilizar um chuveiro «hansgrohe» com tecnologia «EcoSmart». Neste caso, o melhor chuveiro é o «Crometta 85 Green», que consome apenas seis litros. Assim, num duche de três minutos apenas se gasta 18 litros de água, e consegue-se ainda obter uma sensação ilimitada de prazer.

4 – Tecnologia «EcoSmart»

A tecnologia «EcoSmar»t, da hansgrohe, permite reduzir o consumo de água graças a um engenhoso limitador de fluxo de água disponível em chuveiros e torneiras. O consumo de água de uma torneira convencional é de 13 litros por minuto, em média. Este consumo pode reduzir-se até cinco litros por minuto se se tiver uma tecnologia sustentável. A tecnologia «EcoSmart» permite reduzir o consumo de água num duche em 60% e limitado em nove ou seis litros por minuto. A nível económico, traduz-se numa poupança para quem utiliza a tecnologia «EcoSmart», em termos de consumo de água e eletricidade.

5 – O autoclismo utiliza uma grande quantidade de água

A instalação de um sistema de descarga com «dois botões» possibilita poupar água, uma vez que permite a descarga total ou parcial do reservatório. No caso da descarga parcial são utilizados apenas três litros de água. Assim, existe uma poupança de 8.000 litros de água potável por ano e por pessoa.

6 – Esteja atento ao consumo de energia e à eficiência dos eletrodomésticos que utilizam água

Ao comprar uma nova máquina de lavar roupa ou loiça, considere a classe de eficiência energética e opte por modelos da classe A, A+ ou A++.

7 – Limite o consumo de água quente

Quem não tem painéis solares em casa irá precisar de consumir recursos energéticos fosseis para conseguir ter água quente. Assim, podemos dizer que quem poupa água quente poupa também dióxido de carbono, prejudicial para o meio ambiente. Sempre que abrir a água quente, pense se realmente precisa dessa temperatura.

8 – Lavar o carro a pensar no meio ambiente

As instalações de lavagem de veículos distinguidas com a certificação ecológica utilizam a mesma água várias vezes. Uma instalação de reciclagem limpa a água utilizada e separa os resíduos de óleo. Na hora de lavar o carro, procure locais onde há preocupação com o meio ambiente.

9 – Tecnologia «AirPower»

O disco de jato «AirPower», da hansgrohe, aspira o ar através da sua ampla superfície. Este ar é misturado com a água. Por cada litro de água, são adicionados cerca de três litros de ar. Assim, a água é utilizada de forma mais eficiente graças ao enriquecimento do ar. As gotas tornam-se mais volumosas, leves e macias. O resultado sente-se imediatamente na pele: a chuva «AirPower», da hansgrohe, envolve o corpo e cria uma sensação maravilhosa de bem-estar.

10 – Substituir as torneiras bicomando por monocomando

As torneiras monocomando permitem ajustar a temperatura de água desejada muito mais rapidamente do que com as torneiras bicomando, evitando assim desperdiçar água sem estar a utilizá-la.

11 – Jardim cuidado e inteligente

Deve regar o jardim com moderação para evitar desperdícios. Um dos truques para não gastar tanta água é regar no final da tarde ou no início da noite. Desta forma, a água evaporará menos do que nas horas de maior calor.

12 – Os hábitos de consumo influenciam o gasto da água

Para produzir um quilo de papel de fibra nova são necessários 100 litros de água residual, no entanto para a mesma quantidade de papel reciclado são necessários apenas 15 litros de água por quilo, preservando os nossos recursos. Assim, quando comprar papel para escrever ou papel higiénico tenha em atenção os produtos fabricados levando em conta o cuidado com o meio ambiente.

13 – Compre apenas os alimentos da época

Além de muito mais ecológicos e saudáveis, os alimentos da época necessitam de muito menos água. Já a rega dos vários cultivos em regiões secas e de baixa pluviosidade são uma fonte de problemas para o meio ambiente.

14 – Garrafas de água reutilizáveis para o meio ambiente e para o balanço hídrico

As garrafas reutilizáveis de vidro ou PET baixam o gasto de material e energia. Na fabricação das garrafas convencionais perde-se muito mais água.

15 – Utilize a água duas vezes

Existem diversas formas de poupar água utilizando-a duas vezes. Por exemplo, pode regar o jardim com a água que utilizou para lavar a loiça.

 

Uma marca premium

Dentro do Grupo Hansgrohe, hansgrohe é a marca premium para chuveiros, sistemas de duche, torneiras para a casa de banho e cozinha e lavatórios. Com seus produtos premiados em numerosas ocasiões, a hansgrohe «molda» a água na casa de banho e na cozinha para criar momentos inesquecíveis. A marca desenvolve soluções inovadoras que unem o desenho extraordinário, a qualidade duradoura e funções inteligentes para uma máxima facilidade de uso. Converte a água numa experiência extraordinária.

De assinalar que com as suas marcas AXOR e hansgrohe, o Grupo Hansgrohe ocupa a décima posição na classificação atual das melhores empresas do mundo no campo do design, proposta pelo Fórum Internacional de Design (iF), que engloba um total de 2.000 empresas. Com 860 pontos, este grupo internacional especialista em torneiras e duches para a casa de banho com sede em Schiltach surge à frente de grandes marcas como a Apple, a Daimler ou a Nike, consolidando-se como líder na indústria de produtos sanitários.