Paços de Ferreira
A água numa festa para as crianças

No próximo dia 25, um sábado, entre as 15H00 às 17H30, a empresa Águas de Paços de Ferreira vai promover uma festa dedicada às crianças. Será no Mercado Municipal.

Por Mário Sul de Andrade

 

O objetivo da Águas de Paços de Ferreira é agradecer e enaltecer a participação dos alunos de escolas locais no concurso de poesia «Falar de Água com Amor» e na ação letiva «Água Segura». Daí a ideia de realizar a «Festa da Água», na perspetiva de proporcionar uma tarde divertida e com muita animação, com insufláveis, wokshops, pinturas faciais, palhaços, pipocas, algodão doce e muitas surpresas. As crianças deverão estar sempre acompanhadas de um adulto/ familiar responsável pelo seu cuidado.

O concurso de poesia «Falar de Água com Amor» e a ação letiva «Água Segura» estão a decorrer nas escolas públicas do concelho e destinam-se aos alunos do terceiro e do quarto anos do ensino básico. Durante a «Festa da Água» vão ser entregues os prémios aos vencedores do concurso de poesia, que recebeu 525 poemas para serem avaliados de acordo com diversos critérios: originalidade, criatividade, coerência e pertinência em relação ao tema, assim como incluírem a palavra «Água» e a denominação «Paços de Ferreira».

Quanto à ação letiva «Água Segura», visa sensibilizar os mesmos alunos, assim como os respetivos encarregados de educação, para a importância do consumo de água com qualidade na promoção da saúde. O projeto consiste na realização de aulas teóricas e práticas sobre o tema da água, desde a sua importância para o ser humano e demais seres vivos, ou a origem e o ciclo natural que é responsável pela renovação de água doce, até aos problemas que afetam a humanidade, como a excessiva utilização e a poluição das águas – o que impõe a utilização racional da água e a instalação de sistemas públicos de tratamento e distribuição de água e de recolha e tratamento de águas residuais, assegurando o abastecimento à população e contribuindo para a despoluição das reservas.