Depois do vinho, o azeite

 

A Herdade do Monte da Ribeira, que produz 900 toneladas de azeitonas por ano, apostou em 2016 na produção de azeite. O lançamento da gama foi resultado de um trabalho de vários anos de qualificação de mais de 200 hectares de olival. A herdade tornou-se conhecida pela produção de vinho.

Por Mário Sul de Andrade

 

Desde o início do ano já é possível encontrar o Azeite Pousio Premium em cerca das duas centenas de lojas do hipermercado Continente, distribuídas por todo o país. Produzido pela Herdade do Monte da Ribeira, a partir de azeitonas cuidadosamente selecionadas, tem um sabor frutado maduro de intensidade média, criando harmonia e equilíbrio entre o nariz e a boca. Realce ainda para as notas de maçã verde, folha de oliveira e frutos secos, que surpreendem pelos sabores elegantes e suaves, onde o picante, o amargo e o doce fazem uma excelente combinação.

A garrafa é acompanhada por uma embalagem elegante que preserva as suas propriedades nas melhores condições. Para além do Continente, o azeite encontra-se ainda disponível noutras grandes superfícies, em lojas gourmet, garrafeiras e numa loja on-line, aqui. A Herdade do Monte da Ribeira, eleita «Produtor Vinícola do Ano», dedica-se também à produção de duas marcas de vinhos: Pousio (Colheita, Escolha e Reserva) e Marmelar, vinho criado apenas em anos excecionais.

 

Presença internacional

A Herdade do Monte da Ribeira produz 900 toneladas de azeitonas por ano, tendo em 2016 (quando se assinalavam 30 anos da fundação da empresa) apostado na produção de azeite em dois lotes virgem extra: Pousio e Pousio Premium.  O lançamento desta gama foi resultado de um trabalho de vários anos de qualificação dos mais de 200 hectares de olival da Herdade do Monte da Ribeira, trabalho liderado por Mariana Carmona e Costa, diretora agrícola da empresa.

No mercado externo, o azeite da Herdade do Monte da Ribeira já está presente em vários países, nomeadamente Canadá, Alemanha, Suíça, Bélgica, e Holanda. Futuramente prefigura-se o Brasil, sendo um dos grandes objetivos para este ano conquistar os mercados asiáticos (de Coreia do Sul, Singapura e Taiwan) e o dos Estados Unidos.

 

A herdade

A Herdade do Monte da Ribeira – localizada junto à povoação de Marmelar, no concelho da Vidigueira – foi adquirida em 1986 por Victor e Maria da Graça Carmona e Costa. Hoje, a Casa Agrícola HMR SA pertence à Fundação Victor e Maria da Graça Carmona e Costa. A herdade ficou conhecida nos anos 90 do século passado pela produção dos vinhos Pousio e Quatro Caminhos. A partir de 2010, a Casa Agrícola HMR potenciou a qualidade dos seus vinhos e diversificou os mercados. Produz atualmente duas marcas de vinhos: Pousio (Colheita, Escolha e Reserva) e Marmelar.

A herdade aposta agora também na produção de azeite, com os dois referidos lotes de virgem extra: Pousio e Pousio Premium.

 

Características

Designação: Azeite Pousio Premium (Herdade do Monte da Ribeira)

Classificação: Azeite Virgem Extra

Região: Alentejo Interior – Portugal

Ano de Colheita: 2015

Variedade: Arbequina, Cobrançosa, Picual

Acidez: 0,2%

Preço: oito euros