Processos massivos de recrutamento

Quais as opções básicas a tomar na gestão deste tipo de processos, de forma a assegurar o cumprimento de todos os objetivos.

Por Mariana Santos

 

Tratar processos massivos de recrutamento leva a adotar métodos de planeamento, monitorização e desenvolvimento diferentes daqueles que se usam nos restantes processos. Nunca esquecendo o principal objetivo: assegurar que são recrutados os melhores profissionais

Na Human2Human dispomos de um modelo de recrutamento e seleção composto por uma sequência de etapas, as quais permitem assegurar que o processo é uniforme. Dispomos ainda do conhecimento de todos os envolvidos nesse mesmo processo.

Ainda recentemente desenvolvemos um processo para um cliente de grande dimensão no sector das utilities, em que após a divulgação do anúncio nos diversos meios de comunicação recebemos cerca de 500 candidaturas. Tratou-se de um processo com diversas fases eliminatórias entre a triagem destas candidaturas, a realização de provas cognitivas, a realização de provas psicomotoras, as entrevistas de competências e o envio da short list de candidatos, cerca de 80, com o perfil adequado.

Para que um processo de recrutamento com este volume seja feito de forma célere e distintiva, e com sucesso, é muito importante haver um controlo constante das diferentes fases e do seu alinhamento estratégico. Não menos importante é que haja uma comunicação eficaz entre toda a equipa envolvida e o cliente.

 

 

>>> Mariana Santos é human resources consultant da Human2Human. Esta consultora de recursos humanos baseada em Lisboa dispõe de uma equipa de consultores especializados, com profundos conhecimentos nos serviços de recrutamento, avaliação psicológica e de potencial, assessment e outplacement. Atua junto de clientes em inúmeros sectores de atividade e seleciona candidatos com os mais variados níveis de experiência, desde quadros dirigentes a quadros técnicos.