Carla Carvalho: «Os recursos humanos funcionam como agentes de mudança.»

Carla Carvalho é diretora de recursos humanos em Portugal da ALD Automotive.

Na ALD Automotive 2016 foi um ano de forte investimento. Mais de 1,5 milhões de euros foram aplicados em novos sistemas de informação nas várias áreas da empresa. O objetivo, explica Carla Carvalho, a diretora de recursos humanos, foi «desmaterializar, simplificar e otimizar os processos de trabalho, proporcionando novas formas de gestão que visam o desenvolvimento das competências necessárias para o futuro».

Por António Manuel Venda

 

Que mudança foi implementada em termos de gestão das pessoas na vossa empresa?

Vivemos numa época de mudança e de rápido avanço tecnológico nas organizações, eu diria que na ALD Automotive vivemos na certeza da mudança, mas de uma mudança positiva com a visão estratégica do caminho a percorrer e sobre o modo de lá chegar. Neste contexto, impõe-se a necessidade de dar a devida valorização aos nossos colaboradores, que são a alavanca principal do crescimento do nosso negócio. Pessoas que têm a capacidade de inovar e de pensar fora da caixa e que são capazes não só de desempenhar a sua função, mas de criar, surpreender e fazer a diferença. Essencialmente, implementámos mudanças na gestão das pessoas em dois recursos estratégicos da empresa, nomeadamente ao nível dos conceitos de trabalho e de novas tecnologias de informação.

O que salienta em cada caso?

No que concerne aos conceitos laborais, criámos um espaço de trabalho inovador, moderno e flexível, com uma envolvente totalmente transparente e com novos conceitos de partilha de informação e de conhecimento. No que diz respeito às novas tecnologias, 2016 foi um ano de forte investimento na estrutura da ALD Automotive Portugal. Um investimento superior a 1,5 milhões de euros em novos sistemas de informação nas várias áreas da empresa, com o objetivo claro de desmaterializar, simplificar e otimizar os processos de trabalho, proporcionando novas formas de gestão que visam o desenvolvimento das competências necessárias para o futuro. Estes dois recursos estratégicos, em conjunto com as políticas de recursos humanos, funcionam como agentes de mudança da cultura da empresa. Trabalhamos numa cultura forte em inovação, onde as pessoas têm a capacidade de se adaptar rapidamente e agarrar o sentido de oportunidade, assumindo assim um papel vital e crucial no crescimento da empresa. Construímos diariamente a nossa cultura com base nos nossos valores – responsabilidade, espírito de equipa, inovação e compromisso. E acreditamos que no futuro valores humanistas como a liberdade de trabalho, a autonomia e a responsabilidade terão um peso muito maior nas organizações.

O que esteve na base de toda esta mudança?

Sobretudo a satisfação e qualidade de vida dos colaboradores. Preocupámo-nos em criar um ambiente onde as pessoas se sintam bem, um ambiente propício ao desenvolvimento das suas competências de futuro, necessárias para o crescimento do nosso negócio. A cultura de inovação tem que ser vivida de dentro para fora da organização. Trabalhamos diariamente para construir soluções que melhor se adaptem às necessidades de cada cliente, pelo que apostamos num serviço diferenciado que tem por base a inovação e a flexibilidade.

Como foi comunicada a mudança aos colaboradores?

Ao definirmos a mudança, foi também definida uma estratégia de comunicação aos colaboradores. O ponto alto desta comunicação teve início na reunião anual da empresa em 2015. A reunião é realizada no final de cada ano, para transmitir os resultados e a estratégia do ano seguinte. Foram feitas comunicações passo a passo, com datas para finalização e até algumas plantas de como iria funcionar o novo espaço de trabalho. Foram também explicados os novos conceitos de partilha e transparência inerentes ao novo espaço e que pautariam a atividade diária da ALD Automotive daí para a frente. Ao longo do ano de 2016, fomos aproveitando as plataformas de comunicação interna, como a nossa newsletter mensal para colaboradores, para dar a conhecer os progressos implementados, sempre numa ótica de proximidade, clarificação, transparência e melhoria de qualidade de trabalho das pessoas.

Pode falar-nos do projeto de rebranding do escritório?

Esse projeto envolveu alterações de imagem e funcionalidades da área de trabalho e contou com aspetos fundamentais como mensagens incutidas na decoração e nas paredes do escritório, de forma a cultivar uma identidade e uma marca fortes, no sentido da criação de valor para os nossos colaboradores. Todo o projeto de comunicação visual, que acompanhou a restruturação integral da sede, foi desenvolvido tendo por base princípios fundamentais da marca: compromisso, qualidade e inovação. Os resultados estão à vista de todos e são excelentes.

E como é que se traduziu a mudança em termos de novas práticas RH?

As novas práticas de recursos humanos têm como objetivo impulsionar uma nova forma de estar na ALD Automotive: informação e conhecimento disponível em qualquer lugar e em qualquer momento. Vendemos mobilidade/ conectividade tanto para os nossos clientes como internamente. Estamos a implementar o «Portal HR», uma solução transversal para agilizar os processos mais burocráticos, em que os colaboradores podem aceder à plataforma de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo móvel, tablet, smartphone ou qualquer aplicação web. Foram introduzidas também novas políticas, nomeadamente o horário flexível, onde os colaboradores podem gerir autonomamente o seu tempo de trabalho, clean desk para que no final do dia as mesas de trabalho permaneçam limpas, incentivando também a redução do uso de documentação em papel. Foi ainda lançado o programa de saúde e bem-estar «Life at Work», que promove o equilíbrio de vida com ações dentro e fora do escritório.

A nova configuração do espaço obedeceu à eliminação, sempre que possível, de barreiras físicas e visuais. Trabalhamos num open space onde foram introduzidos novos conceitos de espaços de trabalho, uns mais colaborativos, como mesas altas para reuniões rápidas, espaço lounge para reuniões informais, uma sala de formação, um espaço totalmente dedicado à inovação e outros a pensar na privacidade das pessoas, designadamente phone booths, cacifos e bengaleiros. Para o aproveitamento da luz natural, todas as salas de reunião têm paredes envidraçadas. O mesmo se passa com os gabinetes internos que adicionalmente estão de portas abertas, porque a realidade é que não existem portas em qualquer gabinete de trabalho do novo espaço. Incentivamos um clima de abertura e transparência entre os colaboradores e os responsáveis hierárquicos. Para a copa foi pensado um pilar de ardósia para a troca de comunicações entre colaboradores, num espaço de convívio e lazer. Está ainda disponível em toda a empresa a rede wi-fi para que se possa aceder à informação em qualquer lugar do escritório. Os colaboradores são também livres de trabalhar em qualquer uma das mesas disponíveis no espaço de trabalho, criando zonas de lazer e de trabalho móveis e funcionais.

Há algo que queira destacar?

Gostaria de dar especial destaque à nossa sala de inovação, onde os colaboradores podem transformar os desafios em realidade. Trata-se de uma sala que incentiva a criação de ideias pioneiras e onde a projeção de uma apresentação só é possível dando asas à imaginação, através da caneta que escreve sobre a própria mesa da sala, transpondo logo no momento os pensamentos e as reflexões para um grande white board. Destaco ainda a participação ativa em projetos de inovação, assim como a manutenção de um ambiente rico em partilha de conhecimento cria as condições ideais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores.

Como ligam na empresa a estratégia de recursos humanos à especificidade do vosso negócio?

A estratégia de recursos humanos está alinhada com os objetivos gerais da ALD Automotive, quer a nível local, quer a nível internacional. Os recursos humanos funcionam como agentes de mudança, que se movem na direção certa para melhorar e fazer crescer o negócio. Pertencendo o renting a um sector fortemente competitivo, acreditamos que é essencial continuar a apostar na formação e na flexibilidade dos nossos colaboradores. É importantíssimo neste sector desenvolver as competências de futuro, pois só assim conseguiremos acompanhar as novas formas de mobilidade e de inovação existentes a grande velocidade no nosso sector.

Como vê o conceito de employer branding a partir das responsabilidades que tem na ALD Automotive?

Desenvolver uma comunicação eficaz e apelativa é hoje a fórmula de sucesso para criar marcas empregadoras mais fortes, de sucesso, motivadoras e de retenção dos seus colaboradores. A presença da marca internamente nas empresas, através de diferentes meios, nomeadamente na decoração e nos conceitos de espaço de trabalho é hoje uma ferramenta de referência também na área dos recursos humanos, pela sua eficácia na promoção e pelo sentido de identificação com a marca empregadora e também pelo alinhamento dos colaboradores com a cultura da empresa.

 

 

Carla Carvalho é diretora de recursos humanos em Portugal da ALD Automotive. A empresa, presente em 41 países, oferece soluções de renting e gestão de frotas para o mercado corporativo Está em Portugal há mais de duas décadas.